(16) 3289-8981 / (16) 3289-8971 / Whatsapp (16) 9 9622-4099 comercial@rincox.com.br

Resina para Troca Iônica para Tratamento de Água

A Resina de troca iônica é um dos produtos que a Rincox Materiais Filtrantes que são comercializados para o tratamento e filtragem de água.

Resinas de troca iônica são produtos sintéticos, que colocados na água, poderão liberar íons sódio ou hidrogênio (resinas catiônicas) ou hidroxila (resinas aniônicas) e captar desta mesma água, respectivamente, cátions e ânions, responsáveis por seu teor de sólidos dissolvidos, indesejáveis a muitos processos industriais.

As resinas de troca iônica sintéticas são constituídas, na sua maioria, de copolímeros do estireno, com divinil benzeno (D.V.B.), na forma de partículas esféricas de diâmetro 300 a 1.180 µm.

A estrutura tridimensional destas pequenas esferas varia com a quantidade de D.V.B. utilizada para a copolimerização. Pequena quantidade de D.V.B. dará uma estrutura tipo gel ou gelular, com baixa porosidade, e elevada quantidade, uma estrutura macro-reticular com elevada porosidade.

Após a copolimerização processada, grupamentos ácidos ou básicos poderão ser inseridos nos núcleos de benzeno dos monômeros utilizados, dando uma funcionalidade às resinas.

Entre os grupamentos ácidos, o mais comum é o ácido sulfônico, produzindo a resina catiônica fortemente ácida (C.F.A.) e o menos comum, o ácido carboxílico, produzindo a resina catiônica fracamente ácida (C.f.A.).

Entre os grupamentos básicos inseridos nas cadeias das resinas aniônicas tem-se aminas terciárias que produzem resinas fracamente básicas (R.A.f.) e os quaternários de amônio, que produzem resinas fortemente básicas (R.A.F.).

As resinas com grupamentos ácidos ou básicos, ao contrário das soluções aquosas de ácidos e bases, não se dissociam em duas espécies iônicas. Somente uma espécie é dissociada nas resinas catiônicas, Na+ ou H+; nas aniônicas, mais freqüentemente a hidroxila OH. As demais ficam ligadas às cadeias de estireno e divinil benzeno.

Resinas de troca iônica Rincox

Classificação das Resina de troca iônica para tratamento de água

De acordo com os grupos ionizáveis presos às estruturas das resinas, elas se classificam em quatro grupos básicos: catiônica fraca, catiônica forte, aniônica fraca e aniônica forte.

• Resina Catiônica Forte: C.F.A.

Estas resinas podem estar na forma de sal de sódio, quando são utilizadas para abrandamento da água ou na forma de hidrogênio, quando são utilizadas para descarbonatação ou desmineralização da água.

– Reação de abrandamento

eq1

• Resina Catiônica Fracamente Ácida: C.f.A.

Estas resinas são utilizadas para remoção de cálcio, magnésio e sódio, ligados somente a ânion fraco, como o bicarbonato e nunca aos ânions fortes, como sulfato, cloreto e nitrato. Na realidade ela é somente usada em águas com dureza temporária predominantemente elevada.

eq2

• Resina Aniônica Forte: A.F.B.

Todas as resinas aniônicas fortemente básicas removem ânions fortes e fracos, tais como cloretos, sulfatos, nitratos, bicarbonatos e silicatos

eq1

• Resina Aniônica Fracamente Básica: A.f.B

Estas resinas só removem ânions fortes, tais como sulfato, cloreto e nitrato, não removendo ânions fracos, como os bicarbonatos e silicatos.

eq1

Utilização das Resinas de Troca Iônica

A Resina de troca iônica para tratamento de águaé aplicada em várias áreas de atuação:
✓ Tratamento de águas
✓ Resíduos nucleares
✓ Indústria Alimentícia
✓ Indústria Farmacêutica
✓ Agricultura
✓ Metalúrgica

Na área de tratamento de água industrial, as resinas são muito utilizadas em tratamento primário de água de alimentação de caldeiras, em processos de abrandamento ou esmineralizaçãoo.


Para uma operação segura e efetiva de uma caldeira, impurezas que causam incrustação e corrosão, como Cálcio, Magnésio, Sílica, Ferro entre outros, devem ser rigorosamente removidas da água bruta, de acordo com o tipo, estrutura, uso do vapor e condições operacionais do sistema.

Portanto, a correta operação de um sistema de desmineralização, juntamente com outros processos mecânicos, passa a ser uma etapa importante dentro de um tratamento de água para geração de vapor.

Ligue agora para nossa equipe e conheça esse e outros produtos!