(16) 3289-8981 / (16) 3289-8971 / Whatsapp (16) 9 9622-4099 comercial@rincox.com.br

Areia para Filtros de Piscina

A Rincox é uma tradicional fabricante de areia para filtros de piscina, produzindo material para grandes marcas do mercado, é uma das maiores plantas de classificação de areia do estado de São Paulo.

Um dos componentes fundamentais no filtro usado em limpezas de piscina é a areia. O filtro e a bomba juntos são responsáveis por aproximadamente 80% do tratamento da água de uma piscina.

areia para filtro de piscina Rincox

A areia do filtro retém as impurezas da água que passam por ela. Claro que, para que o filtro continue apresentando eficiência, é necessário realizar a manutenção do equipamento periodicamente.

Areia para filtro de piscina Rincox
Areia para filtro de piscina Rincox

Veja quando você deve trocar a areia do filtro da piscina!

Os problemas com a areia do filtro da piscina

Enquanto a filtração da água transcorre, a areia do filtro da piscina vai passando por desgaste, submete-se à polidez e os grãos vão ficando menores. Enfim, a areia endurece e fica suja. Compactada, ela perde suas propriedades para realizar uma filtração de boa qualidade.

Na água da piscina, há em geral concentrações elevadas de íons de magnésio e cálcio, os quais se prendem à areia e formam blocos (silicatos). Passando pelo filtro, a água da piscina encontra os silicatos em seu caminho. Como não pode atravessá-los, desvia-se deles e não passa por filtração.

Uma forma de evitar esse problema é controlando a qualidade da areia do filtro da piscina, verificando se não apresenta blocos de silicatos e mantendo os níveis de pH corretos.

A manutenção do filtro consiste basicamente em 2 operações: limpeza e contra lavagem. Caso não seja feita regularmente essa manutenção (backwash), as chances de a areia apresentar problemas aumentarão. Faça a limpeza no mínimo 1 vez por semana quando a piscina é sempre utilizada. No inverno, faça 1 vez ao mês. Em águas com muito calcário, recomenda-se uma limpeza química anual, ou seja, uma descalcificação da areia.

O momento certo de trocar a areia do filtro da piscina

De forma geral, recomenda-se trocar a areia do filtro da piscina depois de 3 a 5 anos de uso da água. Caso a água não apresente muito calcário e o filtro sempre passe por boa manutenção, esse período pode se estender até os 7 anos.

A troca frequente da areia, sem ela apresentar nenhum problema, deve ser evitada.

É preciso considerar a reposição de material no final de 2 ou 3 anos para manter a areia do filtro no nível adequado. Para essa operação, deve-se usar areia com granulometria idêntica, ou seja, as dimensões dos grãos devem ser iguais.

Os testes para saber se chegou a hora de trocar a areia

Há alguns testes simples que a pessoa pode fazer para ter certeza que chegou a hora da troca.

Primeiramente, verifique se o débito nos injetores está mais fraco após a lavagem do filtro. Caso exista, observe a campânula transparente do filtro e veja se aparecem depósitos de calcário. Se confirmar a presença desses depósitos, é indício infalível de você precisa mudar a areia do filtro da piscina.

Você pode observar ainda se a água da piscina, apesar de quimicamente equilibrada e filtrada periodicamente, não se apresenta em boas condições.

Outra coisa que pode ser feita é abrir o filtro e mergulhar a mão dentro da areia. Se a areia fluir entre os dedos, é sinal de que ainda não precisa ser trocada. Se a areia apresentar blocos duros, é sinal de que precisa ser trocada.

Se você notar que a areia está desaparecendo de dentro do filtro e identificar sinais dela na água, precisará remover toda a areia para ajeitar o equipamento. Trata-se de problema nos coletores (crepinas) e eles se localizam no fundo do filtro.

Ligue agora para nossa equipe e conheça a areia para filtros de piscina e outros materiais de nossa linha de produtos!