(16) 3289-8981 / (16) 3289-8971 / Whatsapp (16) 9 9622-4099 comercial@rincox.com.br

Pré-Filtro para Poços Artesianos

A Rincox é uma tradicional produtora e fornecedora de Pré-Filtro para Poços Artesianos. Nossos materiais estão em milhares de poços espalhados pelo Brasil.

Como são usados os Pré-Filtros

Pré-Filtro para poços artesianos Rincox
Pré-Filtro para poços artesianos Rincox

Os pré-filtros são parâmetros primordiais para a melhor produtividade e eficiência da construção de um poço tubular.

O pré-filtro é um granulado de rocha adicionado ao espaço anular entre a superfície externa da seção filtrante e as paredes de um poço tubular. De acordo com a sua granulometria, o pré-filtro é classificado como silte, areia ou cascalho.

Como o cascalho é de uso mais freqüente, a colocação desse material é conhecida como encascalhamento artificial (“gravel packing”). O pré-filtro é utilizado quando se trabalha exclusivamente com aqüíferos granulares.

Pré-Filtro para poços artesianos Rincox

O uso do pré-filtro acontece em situações que envolvem litologias representadas por areias finas e uniformes, alternância de extratos de granulometria variável, áreas de água muito incrustante, necessidade da capacidade específica do poço ou ainda quando se deseja faciliatar a etapa de completação da obra.

A grande vantagem do seu uso é facilitar ao usuário a instalação dos filtros com maior área aberta, propiciando vazão mais elevada. O desenvolvimento natural do poço sem esse envoltório, se aplica mais aos aqüíferos de granolometria grosseira e mal classificados.

É comum dispensar o encascalhamento artificial nas circunstâncias em que pelo menos 90% dos grãos componentes do aqüífero possuem diâmetro superior a 0,25 milímetros e em que o coeficiente de uniformidade é maior do que 2. Se esse coeficiente for maior do que 5 é contra indicado usar pré-filtro – qualquer que seja a granulometria do aqüífero – sob pena de prejudicar a operação de desenvolvimento do poço.

Etapa de produção do pré-filtro para poços

O processo de produção do pré-filtro começa com a escolha da matéria-prima de qualidade.

A matéria prima segue para o setor de prospecção e é armazenada em silos de concentração. O material passa por um processo físico de lavagem para retirada das impurezas compatíveis com suas densidades e alimenta o alto forno cujo sistema de aquecimento é feito com gás GLP.

O material é lançado em esteiras transportadoras até a sua concentração em silos e segue para as peneiras classificatórias para a separação granulométrica do material.

A próxima etapa é a de ensacamento do pré-filtro cujas dimensões e tipo das embalagens variam em função da venda do produto final ao consumidor: à granel ou ensacado.

Entre em contato com nossa equipe comercial e conheça mais!